sábado, 23 de outubro de 2010

VOCÊ REALMENTE É CONVERTIDO A CRISTO ?

BASEADO EM ESDRAS 7:10
Pr Marcos Antonio Costa dos Santos

Há algum tempo atrás estive em uma congregação ministrando a ceia do Senhor, e por inspiração divina, o que todos os pastores deveriam sempre buscar, veio-me à mente o texto de Esdras 7:10, um texto que tenho usado em algumas palestras que falam sobre compromisso.
Diante daquele auditório, fiz a seguinte pergunta: Quem aqui esta noite realmente se converteu a Cristo? Logicamente, pedi que não respondessem para mim, mas que com sinceridade meditassem nos seus corações. Continuei meu sermão falando sobre o texto mencionado e ao final pude comprovar, pelo que veremos no conteúdo deste artigo, que poucos são aqueles que podem realmente afirmar que se converteram de fato ao Senhor.
Converter-se a Cristo é muito mais do que aceitar o apelo do pregador, participar da classe de novos convertidos, ser batizado. Ser convertido a Cristo é muito mais do que apenas dizer que é crente, é muito mais do que apenas freqüentar uma igreja. Ser convertido ao Senhor requer uma mudança de vida profunda em todo o meu ser. Significa uma transformação completa em minhas atitudes, gestos, palavras, emoções.
Esdras tem muito a nos ensinar neste pequeno versículo que ora medito. Diz o texto bíblico que Esdras “preparou o seu coração”. Como o próprio verbo diz, ele preparou. Um verbo, conforme aprendemos nos bancos escolares, requer uma ação prática, como por exemplo: falar, caminhar, comer, estudar.
Esdras então se preparou, não fez de qualquer jeito. Ele não chegou em cima da hora e fez algo de qualquer maneira que pudesse dar errado; ele teve a preocupação de se preparar para uma missão que Deus colocou em seu coração. Vejo hoje com tristeza, quantos “ministros” (pastores, músicos, educadores, líderes de departamentos) chamados para a obra de Deus, que têm feito esta obra negligentemente, achando que basta o que aprenderam um dia no seminário ou na EBD, ou mesmo na preparação da escola da vida, para conseguirem frutos dignos de arrependimento. O mundo, que nós chamamos de ímpios, quando se dedica a algo, faz com extremo profissionalismo, preocupando-se com cada detalhe, as melhores roupas, as melhores vozes, os melhores cenários, os melhores artistas, os melhores profissionais. Horas e horas de ensaios e treinamentos, cursos de aperfeiçoamento, tudo para que o mesmo mundo aplauda. E nós ? Servos de Deus, adoradores do único Deus vivo, como temos nos apresentado para Ele ? Como temos nos preparado para obra que Ele nos confiou ?
A preparação de Esdras não nos ensina apenas a preparação para o trabalho, mas nos ensina a preparação para a vida cristã, esta sim, que faz com que sejamos transformados a cada dia na plena transformação da graça de Deus. Esdras preparou-se para buscar a Deus! Que maravilha este exemplo! Um homem que nos ensina que não podemos chegar a Deus de qualquer maneira, ou seja, há a necessidade de prepararmos os nossos corações para estarmos diante da presença de Deus, isto não se refere ao ímpio, não convertido, não possuidor da graça de Deus, que deve vir ao Senhor como está para então ser restaurado. Refere-se ao convertido, aquele que diz que O conhece, mas que está longe de ser amigo íntimo. O próprio Senhor Jesus Cristo não fazia nada sem antes se preparar na presença de Deus-Pai. Ser convertido requer de nós vivência na presença de Deus, buscando ao Senhor diuturnamente, como está escrito no salmo 42: 2, “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (...)”. Muitos têm vivido como se não precisam mais dá água da vida. Parece que o corpo já não suporta beber desta água. Não podemos buscar a Deus apenas quando precisamos resolver problemas. Davi é o nosso grande exemplo de homem que buscava viver plenamente a presença de Deus (Sl 27:4), mesmo sendo um homem com muitos defeitos (isto já é matéria de um próximo artigo, aguarde!)
Esdras não apenas preparou o seu coração para buscar a Deus, mas também para cumprir a sua lei. Sabemos, pelo que o apóstolo Paulo deixou para nós, que o homem cristão vive pela fé (Rm 1:17) e pela graça (Rm 5:20), mas este mesmo Paulo nos alerta que mesmo não julgados pela lei devemos tê-la como orientadora, como guia (Rm 6). A Bíblia é apta para ensinar, repreender, corrigir, instruir em justiça, pois ela é inspirada por Deus (2 Tm 3:16). Portanto, meu querido irmão e irmã, Esdras sabia muito bem o que estava fazendo, buscando cumprir a lei de Deus. Hoje, lamentamos o fato de muitos cristãos, que se dizem convertidos a Cristo, não conhecerem a Bíblia. Conhecem muito mais os “sites” da internet, as revistas de moda ou ginástica, as matérias profissionais, até mesmo as especializadas em fofocas de artistas, do que o maior “best-seller” de todos os tempos. Josué, o líder escolhido por Deus para guiar Seu povo na entrada da terra prometida, foi instruído a meditar na lei dia e noite para fazer conforme estava escrito (Js 1:8) e veja o que ocorreu: foi próspero ! Muitos estão errando porque simplesmente não conhecem as Escrituras Sagradas.
Cristão, o ensino deixado por Esdras, nos mostra que devemos preparar as nossas vidas para sermos realmente verdadeiros crentes em Jesus. Sua vida hoje deve ser diferente do que era antes de conhecer a Cristo. Deus nos chamou para a pureza carnal e espiritual (1Ts 4:7), para termos relacionamentos baseados no amor fraternal (Mt 22:39), para O adorarmos em espírito e em verdade, e para sermos testemunhas do Seu grande amor pela sua criação (Mt 28:19-20).
Refaço a pergunta título desta meditação: Você realmente é convertido a Cristo ? Seja sincero consigo mesmo, ainda há tempo para transformar a teoria em prática.
Deus te abençoe ricamente com toda sorte de bênçãos.

Um comentário:

  1. Infelizmente nunca chegaremos à perfeição, e o que acalma meu coração é que Cristo não espera que sejamos perfeitos, pois ELE sabe das nossas limitações. O que nos deixa mais próximos de JESUS é a busca e prática constante dos seus ensinamentos, mas não é fácil, pois se não desagradamos a DEUS com palavras ou ações, desagradamos com pensamentos. Eu creio que podemos dizer que estamos convertidos a Cristo apesar das nossas imperfeições, quando aceitamos verdadeiramente JESUS como nosso único SENHOR, e somos tementes a ELE, sentimos quando algo O desagrada, e logo a necessidade da misericórdia, do perdão, então clamamos. Somos convertidos a CRISTO quando entendemos que tudo é permissão Dele, quando não ficamos questionando situações, quando principalmente amamos o próximo como ELE nos ensinou, mas na realidade poucos entendem a verdadeira expressão: Amar ao próximo como a ti mesmo...

    ResponderExcluir